sexta-feira, 30 de março de 2012

Vale A Pena Ouvir De Novo: Michael Jackson - "Beat It"

Pela primeira vez aqui no Vale A Pena Ouvir De Novo temos o rei Roberto Carlos Michael Jackson, uma das personalidades mais icônicas de todos os tempo e, com certeza, o maior nome da música pop de todos os tempos.
Há 29 anos atrás, em 1983, estávamos na época mais rica e gloriosa da cultura pop e Michael era um dos responsáveis por todo esse louvor. Especificamente no dia 14 de Fevereiro, Michael lançou "Beat It" como single, assim sucedendo "Billie Jean".
"Beat It" é um grande marco para a história onde tabus foram quebrados, raças unidas, inspirações geradas, entre muitas outras consequências positivas. Para começar, "Beat It" foi um hino anti gangues (à favor da paz), que estava no ápice da violência.
A música foi a primeira aposta de Michael em relação à influência do rock em suas músicas. Quando Thriller (o álbum) estava sendo preparado, Quincy Jones (um grande empresário e produtor musical da época) incentivou Michael à fazer uma faixa rock em seu álbum e sim, Michael acatou a sugestão, para nossa alegria.
O solo de guitarra presente na canção é considerado até hoje um dos melhores solos de todos os tempos. Quincy disse à respeito da produção: Nunca tínhamos visto nada como aquilo em 40 anos que eu estava no ramo. Foi nessa época que comecei a ver a loucura que era a vida de Michael, durante as sessões de Thriller.


A Letra:


Como dito acima, a música se tornou um hino anti gangues dos anos 80, falando de brigas de uma maneira despojada mas sem apologia a mesma, Michael dizia "Simplesmente caia fora", e esse tipo de composição e musicalidade de "Beat It" foi usada mais vezes (como em "Dirty Diana" e "Black Or White") graças ao sucesso da faixa. 


O Videoclipe:


O vídeo dirigido por Bob Giraldi teve vários prêmios, incluindo um American Music Awards e um Billboard Music Awards. O clipe é um ícone para a cultura pop até hoje, foi a primeira vez que Michael dançava sua coreografia na frente de vários outros dançarinos dançando igualzinho à ele. Imagina artistas como Madonna e Lady Gaga sem esse estilo de coreo! E a jaqueta usada por Michael, cheia de zíperes foi mais uma grande moda lançada pelo rei. Simplesmente épico. 


O desempenho da música foi um dos melhores, chegando ao topo da parada da Billboard e vendendo milhões de cópias de singles e alavancando ainda mais as vendas de Thriller , que é o álbum mais vendido de todos os tempos. 
Nomes como Fall Out Boy ft. John MayerFergie, e Amy Winehouse ft. Charlotte Church fizeram versões do hit (clique nos nomes para assistir cada versão). Assista o clipe:


Nenhum comentário:

Postar um comentário