domingo, 6 de maio de 2012

Disco: "Treme", Gaby Amarantos

Todos que estão antenados no mundo da música, especificamente a Brasileira, está percebendo o surgimento (diria até a consolidação) de um novo estilo, um novo movimento, uma nova cara para a música nacional. E nessa onda hipster (em nem todas as amplitudes da definição da palavra) surge o Eletrobrega, que veio com o propósito de dar um rosto novo à cultura popular Brasileira.
E para ilustrar todo esse movimento, precisávamos de uma personalidade forte o bastante para servir de "ponta-de-lança" no objetivo de perfurar a sociedade Brasileira. Alguém que pudesse representar o papel que as divas pop exercem nos territórios norte-americanos. Alguém que fosse como a Beyoncé, a Beyoncé do Pará.

Gaby Amarantos. Guarde esse nome! Surgindo no mundo dos holofotes com o nome de "Beyoncé do Pará", que prendia muito a imagem de Gaby, que tem a personalidade tão forte quando a da cantora de "Single Ladies", Gaby Amarantos se mostrava um dos nomes do provável novo estilo. Junto com a aplaudível Banda Uó.
Amarantos que já era classificada como "rosto do movimento", cantava músicas como "Como Num Filme" e "Águas De Março" (de composição original de Elis Regina). Só que o que faltava para oficializar essa diva era um disco. E que aja o "Treme".

"Treme", lançamento de 2012 (Som Livre), é o álbum de estréia de Gaby Amarantos. Com composições de vários nomes da música nacional como: Dona Odete, Gang Do Eletro, Zezé Di Camargo, e produção de Waldo Squash e Félix Robatto, por exemplo. A partir do "Treme", Gaby assumi uma identidade própria, fazendo o jus ao posto de Rainha do Eletrobrega, postulado pelo próprio site da cantora. 

 Faixas como "Xirley", "Ex Mai Love" (que está na abertura da novela da Globo, "Cheias de Charme") e "Merengue Latino" foram liberadas antes do lançamento do álbum e são o carro chefe do trabalho, com rimas inteligentes, acordes compostos, refrão conquistador, impossível não cantar junto. 


Em suma, Gaby Amarantos lança muito além de seu álbum de estréia, e sim a estréia da oficialização do Eletrobrega. Acarretando mais nome ao estilo que já contava com apenas um grande nome, Banda Calypso (Joelma). 

Outros destaques ficam para "Vem Me Amar", até então cantada por nomes da música sertaneja, "Mestiça", a minha paixão: "Sal Com Pimenta" e "Gemendo", que mistura o português com o inglês e o francês.

Treme - Gaby Amarantos - Som Livre - 2012
Nota: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário