segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A verdade sobre o Grammy Awards.



O que dizer da edição da maior palhaçada premiação musical do planeta? Bem, este blog moribundo tem bem pouco a dizer sobre a última edição do Grammy, que repleta de performances mornas, preferiu premiar artistas usando todos os critérios possíveis, exceto a coerência e qualidade, em alguns casos, como o de música do ano para o fun., com "We Are Young", e outro equívoco ainda pior - Kelly Clarkson em detrimento de Florence + The Machine, que só não foi mais injustiçada, porque Kelly também tem seus méritos, apesar de não ser a melhor, sem mencionar o absurdo de ter ignorado a verdadeira artista revelação do ano passado, que foi também a dona dos melhores videoclipes pop de 2012, Lana del Rey.

Outra piada sem graça foi o Grammy para Naldo Chris Brown, que foi vestido com um figurino tão estiloso quanto o de um garçom. Aliás, não foi somente Chris que foi ridiculamente vestido a premiação. Katy Perry, Florence e Adele fizeram péssimas escolhas, e sobretudo, a última citada, parece ter vestido a toalha do último pique-nique ao qual fora.

Ausente de performances pop (negativa ou positivamente) chocantes, como a de Lady Gaga em 2011, ou a de Nicki Minaj, em 2012, a edição de 2013 teve performances mais contidas, porém, surpreendentes e encantadoras. Os destaques da noite foram, primeiramente, Rihanna e Mikky Ekko, que apesar de ainda se manter exaustivamente presente no cenário musical, apresentou sua melhor e infelizmente pouco explorada faceta introspectiva e sem farofas imbecis. Entre outras apresentações memoráveis está do brilhante Bruno Mars, que certamente, é o melhor cantor pop da atualidade, além do dueto entre o rei Elton John e o impecável Ed Sheeran.

As irrelevâncias da noite ficaram por conta de Taylor Swift, a paquita mais sem sal já vista, e pela performance de homenagem a Bob Marley, que apesar de ter contado com Sting, me rendeu mais bocejos do que aplausos. Ademais, o evento seguiu uma linha na qual realmente quer estagnar-se, com a maioria de suas apresentações tão irrelevantes quanto o status atual da premiação, que privilegia suas cartas marcadas, descartando os reais merecedores. O evento só não se torna ainda mais sem graça, porque assim como a o Corinthians estava para a Libertadores, a saga de Katy Perry rumo ao seu primeiro Grammy parece não ter fim. Isso até o dia em que ganhar, aí sim, todos poderão dizer adeus ao que um dia foi considerado uma premiação séria e criteriosa. 

E é importante ressaltar a real dimensão do absurdo que está no fato de Florence vir sendo ignorada pela academia. Isso só prova o quão lendária ela e sua banda, assim como o Queen, Depeche Mode e Led  Zeppelin são. Talvez, os injustiçados sejam grandes demais pra serem premiados por uma academia (talvez para para ser (?)) estupidamente errônea. Azar de quem? Do Grammy, é claro.

Confira a lista dos vencedores das principais categorias: 

           Pop Duo/Group Performance – “Somebody That I Used to Know”, Gotye Feat. Kimbra

                                                      R&B Performance – “Climax”, Usher
                                    Traditional R&B Performance – “Love On Top”, Beyoncé
                                                      Rap Album – 'Take Care', Drake
Rap Performance – “N****s In Paris”, Jay-Z e Kanye West
Rap Song – “N****s In Paris”, Jay-Z e Kanye West
Alternative Music Album – 'Making Mirrors', Gotye
Rock Song – “Lonely Boy”, The Black Keys
Rock Album – 'El Camino', The Black Keys
Country Song – “Blown Away”, Carrie Underwood
Dance Recording – “Bangarang”, Skrillex Featuring Sirah
Dance/Electronic Album – 'Bangarang', Skrillex
Best Short Form Music Video: “We Found Love”, Rihanna Feat. Calvin Harris
Pop Solo Performance - "Set Fire To The Rain", Adele
Country Solo Performance - "Blown Away", Carrie Underwood
Song Of The Year - "We Are Young", fun.
Urban Contemporary Album - 'Channel Orange', Frank Ocean
Pop Album - 'Stronger', Kelly Clarkson
Rock Performance - "Lonely Boy", The Black Keys
Rap/Sung Collcaboration - "No Church In The Wild", Jay-Z feat. Kanye West, Frank Ocean & The Dream
Country Album - 'Uncaged', Zac Brown Band
Best New Artist - fun.
Record Of The Year - "Somebody That I Used To Know", Gotye feat. Kimbra
Album Of The Year - 'Babel', Mumford & Sons

Um comentário:

  1. concordo com voce em praticamente tudo!!! realmente a roupa de Adele ,katy e florence esta ao meu ver estranha e exagerada.achei q o premio para kelly clarkson foi merecido,acredito que ela teve potencial com "stronger" para isso.e é verdade injustiças ocorrem sim,nao somente com Florence e lana del rey,mas tambem com marina diamond que tambem tem uma exelente voz um otimo album e nem se quer foi indicada a nehuma das categorias(pelomenos nao que eu saiba).

    ResponderExcluir