segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que é plágio?

No mundo pop é corriqueiro vermos acusações de artistas plagiando e sendo plagiados, mas o que é exatamente "plágio", você sabe?
Plágio é, segundo o Aurélio: "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)" e para ser configurado um plágio, basta a obra artística/intelectual ter alguma parte, (comprovada por um tribunal), retirada de uma outra obra, sem os devidos créditos.


Aqui no Brasil, a pena para quem plagia é de três meses a um ano de prisão, ou indenização de acordo com o "tamanho" do plágio e do valor lucrado pelo "trabalho" copiado. 


Existem muitos casos de plágio, ou apenas acusações, no mundo da música. Principalmente na música pop. Nomes como Beyoncé, Rihanna, Madonna, Lady Gaga, Britney Spears, Michael Jackson e muitos outros estão entre os acusados de plágio. 


Casos comprovados de plágio: 

Em 1998, a cantora Madonna perdeu um processo de plágio, em acusação da faixa "Frozen", do álbum Ray Of Light, considerado um dos melhores da "rainha do pop".


Um caso de plágio aqui no Brasil, foi o caso da minissérie "Aquarela do Brasil", exibida pela Rede Globo em 2000. A escritora Elaine Gamen, que venceu o processo, levando 100 mil reais e mais o valor pago ao respectivo "autor" da minissérie, tinha registrado "Aquarela do Brasil" em 1996. 


Em 2007, a Beyoncé perdeu um processo por plágio na música "Still In Love (Kissing You)". A acusação da cantora Des'ree tinha fundamento, partes inteiras da música podiam ser reconhecidas. Logo depois a faixa foi tirada o então disco pertencente B'Day, e sua venda foi interrompida. A parte indenizatória não ficou esclarecida (pelo menos ao público).



O último exemplo de caso de plágio teve um final feliz. Logo no começo de 2011, a diva inspiradora desse blog, Rihanna, foi acusada por plagiar David LaChapelle (fotógrafo) no clipe de "S&M". A disputa foi para os tribunais e David pedia 1 milhão de dólares de indenização. E como o plágio estava explícito, a equipe de Rihanna firmou um acordo, deixando todos felizes, segundo o próprio LaChapelle. 


Além do plágio de música, imagens, vídeos, livros... existe também o plágio virtual! Os blogs são muitas vezes vítimas desse tipo de crime. Copiar qualquer conteúdo da internet sem os devidos créditos e assinar como se fosse de autoria própria é crime. Então fiquem atentos.


Espero que tenha sido útil e proveitoso... e até semana que vem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário