domingo, 22 de julho de 2012

Vale A Pena Ouvir De Novo: Amy Winehouse



Em homenagem ao um ano de falecimento de Amy Winehouse, o VAPODN é especial e não será sobre uma música em específico, pois é impossível escolher somente uma música para relembrar a Amy, uma cantora que reinventou e enriqueceu a música inglesa e a fez ser novamente reconhecida por ser a pátria dos maiores músicos da humanidade.

Apesar de ter lançado seu primeiro álbum Frank em 2003, Amy só emplacou seu primeiro hit no final de 2006, com a música Rehab, que tornou-se mundialmente conhecida - certamente, a mais conhecida de Amy.



Logo após emplacar Rehab e You Know I'm No Good nos charts - e nos corações - de todo o mundo, ela lançou a  minha preferida dela  música Tears Dry On Their Own.



Infelizmente, a carreira de Amy foi ofuscada pelas confusões em que a artista se metia. Sua grave dependência em drogas e álcool, que afetaram a qualidade de sua voz e alteraram o comportamento e desempenho a cantora no palco, tornando suas apresentações em grandes - e lamentáveis - vexames.

A vida sentimental da cantora também foi muito tumultuada e repleta de idas e vindas com Blake Fielder, e isso desestabilizou o emocional de Amy, mas também a inspirou em muitos momentos em que a cantora só tinha a música e a si mesmo para recorrer. Uma canção que é fruto desse turbulento relacionamento é a Love Is A Losing Game.



No final o ano passado, seu pai foi responsável pelo lançamento de um disco póstumo da cantora. Apesar de Lioness: Hidden Treasure não suplantar a qualidade e unicidade de Back To Black, é um disco que possui uma homenagem de Amy à bossa nova brasileira, a Girl From Ipanema.


É desesperador pensar que nunca mais ouviremos uma canção legitimamente produzida e cantada por Amy, mas é confortante saber que mesmo após de ter passado por tanto sofrimento, tanta incompreensão e estigmatização por parte mídia, ela saiu de cena e entrou para a constelação dos maiores artistas contemporâneos e tem unanimidade entre os demais artistas, já que foi responsável por fazer os olhos do mundo atentarem-se à música inglesa é uma das poucas que continua sendo querida e relembrada por todos, mesmo após seu falecimento, que é insignificante perante à sua genialidade que, indubitavelmente,  perdurará por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário