quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quais serão os próximos passos do pop?


Apesar da maioria dos singles atuais serem pura farofa com bacon, e as suas respectivas vendagens ainda estarem sendo promissoras, é inevitável que um dia (que, por sinal, está cada vez mais próximo), as pessoas se cansem (muitos já se cansaram) dessa mesmice eletrônica, e volte a consumir músicas mais "limpas", ou com produções eletrônicas diferentes, mais eufônicas e harmoniosas.

Eu tenho a impressão de que a cada 10 músicas que tocam nas rádios mundiais, 5 músicas possuem batidas progressivas de house. Puro Calvin Harris. E as outras 5, são com batidas praticametnte idênticas, mas que só alternam a voz mega autotunada e entrecortada de algum artista. Puro David Guetta. Sem falar nas gritarias non sense que são lançadas a cada semana pela chata e insistente Nicki Minaj, que vomita pop irrelevante, em parceria com outro artista que se rebaixa a gravar com a rapper. Sim. Ela precisa de ajuda pra cagar.

E pra quem acha que eu tô falando besteira, a prova de que alguns artistas já estão se tocando de que isso está acontecendo, foi o lançamento de Diamonds - novo single da rainha da farofa - Rihanna, que nos surpreendeu. A Testa voltou às suas raízes, mesmo apresentando uma letra bem fraca, e polêmica. A música até que é legal, mas a imagem dela está muito saturada. E não há inovação que reanime um público cansado.

Devido a essa mesmice toda, a audiência radiofônica vem apresentando uma pequena queda, que representa a porcentagem das pessoas que já se cansaram de tudo isso. Eu, por exemplo, sou um deles. Acho que cantoras como Marina and the diamonds, Lana del Rey, Gossip e Ellie Goulding deveriam ter maior destaque no meio radiofônico. 

É claro que, no caso de Marina e Ellie, as batidas eletrônicas são presentes, mas devido ao cuidado com as letras, melodia e sonoridade das canções, elas só vêm a acrescentar  - e não para estregar - a música. No caso de Ellie, que acabou de lançar seu segundo álbum, o Halcyon, que está bem eletrônico, tem até parceria com o Calvin Farofis, mas que está super gostoso e harmônico. Enfim, ainda farei um post somente sobre este álbum que me surpreendeu tanto.

O que me dá sono, é ver artistas tão boas quanto elas estarem fazendo um pop foda, e não terem visibilidade, por causa da nuvem cumulus nimbus de artistas maiores, que insistem na mesmice de um pop sujo, que não visa enriquecer a Arte, e sim,  render lucros e posições nos charts. Mas o fim dessa fuleragem está próximo, porque o Rouge vai voltar uma hora, o povo cansa, e esses artistas que estão se achando os bonzões, nem serão lembrados durante as próximas décadas.

Se você também está cansado desse pop, curta e compartilhe, e não conhece nem a Ellie, e nem a Marina, aqui abaixo, vai uma apresentação acústica de cada uma, para provar que elas cantam muito bem ao vivo sim, senhor.

Lights - Ellie Goulding:



Primadonna - Marina and the Diamonds:



P.S.: Se você adorou a Marina, e quer saber mais sobre ela, clique aqui.

Um comentário:

  1. Xará, vou ter que ouvir mais Ellie... estou com uma certa preguicinha inicial de amante do pop. Sabe aquela coisa: você ouve uma música e já acha irrelevante?

    Aconteceu com Marina, confesso. Mas depois que fui ouvindo todo o Electra Heart, eu simplesmente fique VICIADÍSSIMO. Espero que aconteça o mesmo com a Ellie porque ela é fofinha e tem uma voz delícia. "Lights" não foi a primeira que eu ouvi, pode ser por isso... xoxo

    ResponderExcluir