segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA: Os melhores singles de 2012

Demorou, mas hoje sentamos a bunda na cadeira para fazer a retrospectiva do pop em 2012, que foi um dos mais monótonos ano do pop, but, decepções a parte, vamos à lista:

MELHORES SINGLES DE 2012:

Marina and the Diamonds - How To Be A Heartbreaker

O melhor single do ano, é da menina da voz grave mais talentosa que surgiu esse ano. Talvez Marina tenha sido a saída, a salvação daqueles que têm fobia à farofa, trazendo uma proposta totalmente diferente para o pop. A música dela é indie demais pra ser pop, e pop demais pra ser indie, e esse status, combinado às suas letras pós-término de relacionamento + superação + rancor fizeram muitos lonely hearts se apaixonarem por ela. HTAH pode não ter sido um sucesso nos charts, mas ganhou um clipe pop muito notável, e muito apelativo, sendo listado pela MTV como um dos clipes mais gays de todos os tempos. Assista:


Bruno Mars - Locked Out Of Heaven

Essa foi a música que me faz pagar a língua e passar a gostar de Bruno Mars. É indiscutível que o cara é um gênio, que talvez seja o homem mais talentoso do pop atual (posto que divide com Adam Levine), que ele CANTA MUITO, e que ele produziu um dos melhores discos do ano, sem prometer nada. Locked Out Of Heaven está sendo tocada à exaustão, mas isso já era de se esperar. A música tem uma típica letra chiclete, que é combinada com uma produção de muuuuita qualidade e um x factor inexplicável, que nos faz delirar ao ouvir essa obra-prima que Bruno Mars compôs.


PSY - Gangnam Style 

Sim, é um absurdo figurar PSY na mesma lista em que Marina Diamandis, Bruno Mars e outras personalidades únicas da música, mas seria pior ignorar o que foi o maior viral de todos os tempos, e a maior vergonha para as gravadoras, devido ao fato de o vídeo mais visto da internet não se tratar de um clipe de um artista pop americano, e sim, de um... artista sul-coreano decadente. É claro que Gangnam Style não tem qualidade musical nenhuma, mas a fórmula "refrão pegajoso + coreografia fácil + non sense total" foi perfeitamente utilizada, rendendo ao cantor um dos poucos méritos que sua carreira tem, que é ter conseguido 1 bilhão de views em um clipe, e uma participação em um dos shows da MDNA tour. Mas... o que levou uma música tão tosca chegar a tão longe? Simples: os norte-americanos adoram farofa, mas eles adoram ainda mais farofas engraçadas. Isso também explica o sucesso de Ai, se eu te pego nas terras do Obama. Barra pena.

P.S.: o vídeo de Gangam Style não será incorporado ao post por motivos de: todo mundo já viu essa merda. Mas quem quiser saber mais sobre a história de Gangnam Style, Psy e a dimensão que a música ganhou, aqui vai o link de um infográfico que traz várias informações a respeito de tudo isso. 


Florence + The Machine - Spectrum

A mulher mais talentosa da lista. E a que tem os vocais mais potentes também. vide Spectrum, que é a música com vocais agudos e longos mais arrebatadores que eu já ouvi em toda a minha vida. É impossível não ter orgasmos ao se ouvir o eco da voz de Flo nos trechos do refrão. E Spectrum é a música mais visceral e a mais icônica do Cerimonials, que pra mim, é o melhor álbum do ano passado. Perfeitamente melódico e encantador.


5º  Rihanna - Diamonds

A música detentora do refrão mais chiclete do ano até merecia uma posição mais elevada devido à sua produção digna, composição harmônia e pelo que acrescentou à carreira de Rihanna, mas o clipe deixou - e muito - a desejar. Será que é uma regra do pop fazer um clipe péssimo pra uma música linda? Me parece que sim...



Christina Aguilera - Your Body

Christina Aguilera perdeu sua identidade artística? Perdeu. Lotus flopou lindamente? Sim. Lotus é um CD desconexo e xoxo? É. Mas especificamente duas músicas do álbum são muito boas. A primeira (a que eu mais gosto) é Just a Fool, que talvez seja a balada do ano. Porém, Your Body é muito mais potente, por ter alcançado números melhores nos charts (nada satisfatório), e ganhou um clipe a la Telephone, com direito a fogo rosa e samba em câmera lenta.



Gotye ft. Kimbra - Somebody That I Used To Know

Uma música que até hoje não me desce é STIUTK. Sinceramente, acho que a voz de Gotye não tem nada demais. É como um dos milhares de cantores que sobem covers em suas contas do Youtube, mas algo inexplicável torna essa música necessária de ser ouvida, ao menos uma vez por semana (risos), além da voz doce da Kimbra, que salva - e muito - os refrões e pré-refrões do single que foi lançado em meados de 2011, mas que virou hit somente neste ano. Ouça aqui.

Figure 8 - Ellie Goulding

A mulher da voz de algodão doce, e dona do hit Lights (outra música lançada em 2011, que só atingiu altas vendagens em 2012), aproveitou pra lançar álbum novo esse ano, e eu, que duvidava de seu potencial, e a achava uma cantora de uma música só, paguei minha língua lindamente. O Halcyon é um dos melhores álbuns desse ano, tem a integração perfeita entre voz e música eletrônica, e até hoje, é o melhor álbum com uso de dubsteps que eu já ouvi. O álbum tem outras músicas que mereciam ser destacadas, mas Figure 8 é mais impactante e a que mais se distingue, não só entre as faixas companheiras de álbum, mas também entre as faixas pop que estamos acostumados a ouvir. Ouça aqui.

9º  No Doubt - Looking Hot

Após uma longa década sem Gwen Stefani e seus companheiros de banda, o retorno foi triunfante. Com o single comeback Settle Down, eles provaram que continuam com a essência No Doubt de sempre, porém, com novas influências, que por sua vez, estão mais africanas do que nunca. E de todo o álbum, que por sinal é um dos melhores do ano, Looking Hot se destaca por ser gostosa, chiclete, e também por um fator que de musical não tem nada, mas que promoveu muito bem a música foi a polêmica que o clipe gerou ao ter conotações racistas (que pra mim, não passaram de mais uma das bobagens hipócritas dos norte-americanos). Ouça aqui.

10º Azealia Banks - Esta Noche

Azealia Banks, essa magricela mais linda do pop. Essa rapper filha da mãe, que fez eu passar a gostar de rap, e que além de ter conseguido essa proeza, ainda conseguiu outra maior: inovar a ponto de tornar uma música de rap tão vendível fora dos EUA, quanto uma de pop. Ok que Nicki Minaj também conseguiu isso, mas Azealia é muito diferente de Minaj por diversos motivos: é talentosa, tem voz agradável, tem letras melhores e produções mais bem trabalhadas. A prova disso é Esta Noche, do EP Fantasea, que ela lançou esse ano, e que é uma delícia. A música começa suave, e quando você já não espera uma reviravolta, ela começa com uma batida altamente viciante e gostosa, que torna impossível não ativar o repeat. Ouça aqui.

11º Carly Rae Jepsen - Call Me Maybe

Carly Rae, a menina que é mais velha que Lady Gaga e Katy Perry, e que só perdeu pra Gangnam Style, como o maior hit do ano, mas que ganha na qualidade da música, mas empata no quesito chiclete, arrebatou os teens e até mesmo os idosos, que cantaram o refrão simples e pegajoso à exaustão, contribuindo para que a música batesse o recorde de Born This Way, de Lady Gaga, chegando a nove semanas SEGUIDAS no topo do Hot 100 da Billboard. É. tudo que é ruim dura muito. Ouça aqui.

12º  Marron 5 - Payphone

A música tem um clipe grandioso, um refrão melódico, e MUITO pegajoso e pra ajudar, tem a colaboração de um rapper em evidência, que ajuda a alavancar a música, como se ela precisasse de qualquer um desses artifícios pra vender e hitar, em se tratando de Maroon 5, banda que só perde para Coldplay para grandes hits e... qualidade. Ouça aqui.

13º fun. ft. JanelLe Monáe - We Are Young 

Seria um crime se esta música não figurasse nessa lista, mesmo estando na antepenúltima posição. É sabido que fun foi a banda de maior destaque no ano, e isso foi comprovado pelo número de indicações qie eles receberam ao Grammy de 2013. Certamente, esse single foi um dos maaaaaaais executados das rádios do continente americano, e para ajudá-lo a se tornar um hit, Janelle Monáe, uma lady da música unhype, que é o pingo de perfeição que faltava nos versos dessa música que jura que todos nós somos jovens. Ok, né. Ouça aqui.


14º f(x) - Electric Shock

2012 foi o ano que o K-pop invadiu a América e roubou a cena do pop americano em todo o mundo, e não é só PSY que merece ser mencionado nos blogs e revistas de música, já que há inúmeros grupos sul-coreanos que são infinitamente melhores que o cara, e as f(x) são prova disso. Electric Shock é o single comeback das f(x), e também a música mais chiclete que eu já escutei na minha vida. Mais até do que Bad Romance e Call Me Maybe. Ouça aqui. 


15º Kelly Clarkson - Dark Side

Kelly talvez seja a única vencedora de um reality musical que provou que veio pra ficar, e que realmente é uma artista. Talvez ela nunca alcance vendas estrondosas e sequenciais #1's em sua carreira, mas nem precisa. O nome "Kelly Clarkson" por trás de uma música já é o suficiente para ela ter qualidade, e Dark Side vai muito além de ser um single bom. Todas as pessoas que estão em um relacionamento, ou já tiveram em um vão se identificar com a letra e se emocionar com a melodia da canção. Ouça aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário