quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

RETROSPECTIVA: Os 10 melhores álbuns internacionais de 2012


Já listamos os dez melhores álbuns de 2012 na categoria nacional, agora chegou a vez dos gringos aqui no NNNCO.

MELHORES ÁLBUNS DE 2012: NACIONAL

1° Marina and the Diamonds - Electra Heart

É mais do que merecido ela estar no topo da lista dos melhores álbuns internacionais de 2012. Após um mal sucedido primeiro álbum, alguns EPs que pouco fizeram barulho, e um término de relacionamento fizeram parecer que nada podia ficar pior para Marina Diamandis. Mas foi a partir do nada que ela juntou forças e com seu sangue de artista, conseguiu escrever um álbum pop chiclete que começa eletrônico e inconsequente, e termina íntimo, frio e natural, como o acordar em uma manhã fria. Se em 2011, um término de relacionamento proporcionou a explosão de Adele, em 2012, quem explodiu pro mundo por um pé na bunda foi ela, porém, de forma mais vitoriosa e pop. (E tomara que em 2013 seja eu, né?). Com direito a alter ego, visual ora vintage, ora cute, e com a fundamental ajuda de Dr. Luke, (mesmo produtor de Kesha e Rihanna), soube na dose certa trazer ritmos ora dançantes e radiofônicos, ora melancólicos, além de fazer parte do clube dos artistas que nos fazem dançar ao som de suas tristezas. Aliás, se o "Electra Heart" fosse um disco acústico, ele talvez estaria na primeira posição dessa lista, já que Marina é um dos melhores vocais do ano. 


Ouça: "Lies""Staring Role"



2° Lana Del Rey - Born To Die: Paradise Edition

Do indie ao alto do mainstream, foi o resultado do gráfico de público de Lana Del Rey. Lana que já havia tentado se lançar de vários modos e nomes, incorporou a Del Rey e deu certo. Com seu primeiro trabalho (como Lana Del Rey) ela conquistou a Europa arrebatadoramente e com o relançamento a moça pretende entrar em sua terra natal, o US. Influências de Lana vão desde Elvis Presley até Britney Spears. Mas o seu som soa pop melancólico.


3° Alicia Keys - "Girl On Fire"

Para quem é fã de R&B, o ano de 2012 foi gratificante. Tivemos um grande nome do gênero em uma de suas melhores formas. Alicia trouxe todo o ar coral religioso, com backing vocals masculinos (que nos remete ao jazz), composições basicamente sobre amor e sua bela e rouca voz. Em "Girl On Fire" temos desde a faixa animada, com participação de Nicki Minaj até a mais fossa. É para todos os gostos. 


4° Bruno Mars - Unorthodox Jukebox

Depois de ter conquistado os corações de todas as meninas de 12 a 14 anos do mundo, Bruno Mars parte para um rumo mais coeso. Há algum tempo Mars havia dado a dica que ele fazia o tipo retro. E com o "Unorthodox Jukebox" ele oficializa sua relação com os tempos de brilhantina. E suas influências vão de Michael Jackson até o reggae em faixas variadas, tudo com muita sutileza e com toque de originalidade.

Ouça: "Gorilla""Show Me"


5º P!nk - The Truth About Love


Um álbum com nome de livro de autoajuda, que expôs várias visões - pessimistas e positivas - sobre o amor, mostrando que a sonoridade de Pink ainda soa semelhante aos seus trabalhos anteriores, mas que se supera em qualidade e unicidade a cada álbum, e isso é tão notável, que as colaborações de Eminem e Lilly Rose Cooper passam desapercebidas, exceto a de Nate Ruess, que participa da faixa mais bela e emocionante de um álbum pop que jamais tratou de um sentimento tão complexo de forma tão honesta.



6º No Doubt - Push And Shove


Após um hiato de uma década, o No Doubt voltou pra sambar na cara dos farofeiros, e presentou seus fãs com o sexto melhor álbum pop do ano, que foi composto sob a supervisão do produtor Mike Spent e reúne influências de new wave, ska (ritmo jamaicano), e música nativa indiana e africana. O disco tem uma sonoridade que só eles são capazes criar, e os temas, são os mesmos de sempre, porém, com uma magia a mais. Até um término de relacionamento consegue ser mais leve e nem tão triste assim com o No Doubt.



7º Frank Ocean - Channel Orange


Channel Orange está longe de ser um álbum apenas de hip hop. Ele está mais pra melhor álbum de hip hop do ano, e um dos motivos de tal posto, é justamente as diversas influências do disco, que em muitos momentos empresta a si a suavidade e visceralidade do bom e velho R&B. O álbum é maduro, coerente e apaixonante. E nem dependeu da polêmica de Frank ao se assumir homossexual para promovê-lo. O álbum já o faz por si só, e muito bem, obrigado.



8º Muse - 2nd Law


"Mesmice" e "conforto" são palavras totalmente desconhecidas por esses moços que salvaram lindamente 2012 com essa sonoridade gostosa, porém arriscada por conter dubsteps, que por vezes ameaçaram quebrar o encanto do álbum, mas que no fim das contas, só veio a somar com o delicioso balanço das notas sobre as melodias adoráveis que o Muse pariu em 2012. 

Ouça: "Save Me", "Liquid State"

9º Halcyon - Ellie Goulding


Ellie Goulding, a cantora com voz de algodão doce teve a prova de sobrevivência ao segundo álbum vencida, e nele há músicas que têm alto potencial para se tornarem hit e provarem que Ellie Goulding não é uma cantora de uma música só. O uso dos dubsteps no álbum é inteligentíssimo,  a sua voz angelical e as melodias sombrias combinaram perfeitamente, e até mesmo a colaboração do já manjado Calvin Harris é, surpreendentemente, incrível. O álbum é tão notável, que teve uma faixa que figurou entre a trilha sonora de Amanhecer parte 2, e só não teve números melhores nos charts por falta de divulgação.



10º Madonna - MDNA


É bem verdade que Madonna teve uma conduta desprezível em 2012, e chamou mais atenção nas polêmicas em que se envolveu, do que pela qualidade de sua música que vem enfrentando dificuldades pra se manter no trono. Me parece que hoje, esse trono foi divido por diversas cantoras, e o espaço a Madonna só é grande no passado. Mas apesar de ter apostado em batidas nada fora do comum, e com uma produção manjada de Benassi, ela conseguiu nos presentear com músicas memoráveis, que poderiam fazê-la estar no topo da lista, se ela ainda possuísse o fator x que tinha há 20 anos atrás.


Um comentário:

  1. realmente concordo com voce,criticas construtivas e elogios no ponto certo. realmente marina e lana e pink pelo menos aqui estão em classificaçoes dignas de seu pontencial.

    ResponderExcluir