terça-feira, 19 de junho de 2012

OS 13 MELHORES DISCOS DE 2012 (até agora)

Seguindo a tendência da blogosfera de música, fizemos uma lista com os melhores discos do ano até agora. Dentre os 13 escolhidos, temos: 5 melhores discos de mainstream, 5 melhores discos nem tão mainstream assim e 3 melhores discos nacionais.

5 MELHORES DISCOS DE 2012 (MAINSTREAM): 
5° - "MDNA", Madonna: Um dos come backs mais esperados do ano foi o de Madonna, que lançou em Março o "MDNA", que se juntou à sua bem sucedida discografia, se tornando o décimo terceiro álbum de estúdio de Madonna. Fazendo a linha metade jovem/teen e metade dark, Madonna fica no 5° lugar do nosso ranking.
Ouça: "Turn Up The Radio", "Girls Gone Wild"

4°- "Trespassing", Adam Lambert: Com seu segundo álbum, Adam Lambert marca sua carreira à cravar sua identidade e alcançando números consideráveis (em relação à venda do disco) com o "Trespassing", que foi feito na medida para ser um dos melhores do ano, com batidas rock, pop fazendo um mix de tudo e se tornando super original.
Ouça: "Never Close Our Eyes", "Cuckoo"

3°- "Magic Hour", Scissor Sisters: Se essa lista fosse uma lista de melhores capas de disco do ano, com certeza, o "Magic Hour" seria o primeiro disparado, mas como estamos falando da música, ele ficou em terceiro lugar, devido seu ritmo de pista bem cativante, algo perfeito para ficar como "a trilha sonora do verão 2012".
Ouça: "Only The Horses", "San Louis Obispo"

2°- "Pink Friday: Roman Reloaded", Nicki Minaj: Fazia tempo que nenhum "disco de rap" tinha tanto espaço quanto o último de Nicki Minaj, que marcou seu espaço no mundo na música se tornando uma das poucas rappers de sucesso. Outra faceta do "Pink Friday..." é que ele é rap, pop, balada e outros estilos ora  na mesma música, ora em músicas diferentes, se tornando assim, bem comercial.
Ouça: "Starships", "Beez in the Trap", "Marilyn Monroe"

1°- "Blown Away", Carrie Underwood: Há algum tempo, nenhum cantor de essência country fazia sucesso entre o meio pop, e Carrie Underwood se destacou esse ano ao lançar o excelente "Blown Away" que possui todos os atributos da música country misturado com outros ritmos como um pouco do rock e do gospel, formando um dos melhores discos do ano.

 Ouça: "Good Girl", "See You Again"

5 MELHORES DISCOS DE 2012 (UNHYPE*/DEBUT):
5°- "Blunderbluss", Jack White: No quinto lugar da lista de discos menos comerciais, vem Jack White representando a garela do Rock N' Roll. O "Blunderbuss", primeiro disco solo de Jack é um dos melhores do ano pela identidade presente em cada faixa do disco. Simplesmente, músicas que já nasceram clássicas.
Ouça: "Love Interruption", "Blunderbuss"


4°- "Electra Heart", Marina And The Diamonds: Depois do lançamento do single "Primadonna", Marina And The Diamonds e seu segundo disco de estúdio, "Electra Heart", ficaram na lista de mais esperados do ano, mesmo Marina não sendo uma artista tão comercial assim. O disco conta com um mix de influências que formam harmonicamente a trilha sonora de uma garota recém crescida vivendo a vida.
Ouça: "Homewrecker", "Lies"


3°- "Strangeland", Keane: Eles que já participaram do BBC Sound Of estão com trabalho novo e basicamente maravilhoso. O novo disco do Keane é ótimo do começo ao fim, com muito sentimento, pop/rock e a velha e boa qualidade em meio de tanta mesmice.
Ouça: "Sovereign Light Cafe""Silenced By The Night"


2°- "Born To Die", Lana Del Rey: Sim, o disco Lana Del Rey poderia perfeitamente estar fazendo parte da outra lista, a de mainstream, mas como Lana é debut e não atinge picos de popularidade frequentemente, decidi coloca-la aqui. "Born To Die", além de um dos mais aguardados, mas até do que o "Electra Heart", é um dos melhores, já que Lana impõe toda sua pacatez em ritmo de fossa, conquistando quase todo mundo.
Ouça: "Dark Paradise", "This Is What Makes Us Girls"


1°- "Our Version Of Events", Emeli Sandé: E com o primeiro lugar, temos o "Our Version Of Events", da inglesa Emeli Sandé, que está representando o bom R&B em dias de pop farofa. O disco é, de longe, o melhor do ano já que simplesmente ele trata de amor no ritmo de uma "diva negra" (com influências de Aretha Franklin e Whitney Houston, por exemplo) com excelência.
Ouça: "Mountains", "My Kind Of Love"

3 MELHORES DISCOS DE 2012 (NACIONAIS)
3°- "Black Heart", Dinho Ouro Preto: Mesmo não sendo de autoria própria e nem cantado em língua portuguesa, o solo de Dinho Ouro Preto é um dos melhores do ano, já que trás o icônico vocalista do Capital Inicia em sua melhor forma, cantando sucessos (em sua maioria romances) internacionais. 

2°- "Treme", Gaby Amarantos: Representando um movimento que vem crescendo mais a cada dia, Gaby Amarantos ilustra a cena Eletro Brega brasileira com o "Treme". O disco é um dos melhores do estilo (onde nomes como Banda Calypso está entre os melhores) e por isso a segunda posição. 
Ouça: "Ex Mai Love" 

1°- "Reza", Rita Lee: Um dos maiores nomes da música brasileira, depois de uma grande polêmica e uma pausa (em shows) anunciada, Rita Lee lançou sua obra prima, onde ela aparece tão madura musicalmente quando cronologicamente, em ritmos e temas que nos remete aos movimentos hippie e rock de décadas passadas. 
Ouça: "Reza"  

*: "Unhype" foi o termo que utilizei para definir um disco/artista que não é tão comercial como aqueles que estão no topo da Billboard, por exemplo, mas que também não se caracterizam como indies. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário