sábado, 23 de junho de 2012

Fim da Era Born This Way: Quais serão os próximos passos de Lady Gaga?

É, gente... Os Little Monsters bem que tentaram, pediram, imploraram pra Scheiße, Hair e Bloody Mary serem singles, mas, infelizmente, não deu. Após o fracasso de Marry The Night como single, com a exceção do Brasil, a música não emplacou e o prejuízo de Lady Gaga foi grande, já que o vídeo mais longo de sua carreira até o momento, foi feito para um single com muito potencial, mas que, inesperadamente, não hitou... (e daí?)

O fracasso de Marry The Night abreviou uma era que tinha tudo para ser a mais grandiosa e memorável da carreira de Lady Gaga, mas como tudo tem um lado bom, a antecipação do fim da era BTW, antecipou também o início de uma nova e surpreendente fase, que ainda é considerada como uma incógnita, já que Gaga já vem dando pistas do que essa fase será. São trechos de músicas, possíveis símbolos e temas a serem abordados no próximo álbum de sua carreira, mas como eu disse: nada foi confirmado ainda.

É claro que grande parte da fan base ainda crê que a era BTW não acabou, e que ela só será finalizada com o lançamento de Fame, o perfume da Gaga que será lançado em Setembro. Acho que o fato de Steve Klein ter sido contratado pra ser o diretor do comercial do perfume... é estranho. Por que um diretor de videoclipes foi contratado pra fazer um mero comercial? Então, a possibilidade de um videoclipe de Scheiße ainda não está descartada, no entanto, é improvável. Mas o fato é que após o lançamento do Fame, mais uma nova e promissora fase se iniciará não só na carreira e na vida de Gaga, como também, na de seus fãs.

Enfim, o fato é que esse período foi tão transformador para a carreira de Stefani Germanotta, e talvez, o que mais a aproximou e conquistou o amor incondicional do seus fãs, e talvez, seja essa uma das causas da decepção comercial que o álbum causou. O lançamento do Born This Way foi superestimada pelos fãs, pela mídia e até mesmo por Gaga, já que ela havia ficado quase 2 anos sem lançar nada de novo, o que impulsionou as vendas do BTW, fazendo com que ele atingisse a impressionante marca de um milhão de cópias vendidas apenas nos EUA, na sua primeira semana de lançamento (de 23/05/2011 a 30/05/2011). Esse erro, talvez o maior da carreira dela, serviu de lição para que ela não criasse expectativas sobre o novo álbum e mantivesse tudo sob sigilo (pelo menos tem conseguido, até agora).

Inicialmente, todos acreditavam que o terceiro álbum da cantora pop mais poderosa da atualidade seria apenas uma coleção de músicas não muito diferentes das que Gaga havia lançado, a crítica esperava sim, letras mais profundas, porém, musicalmente, uma surpresa aconteceu: as melodias do Born This Way eram surpreendentemente maravilhosas e as letras, mais profundas do que se esperava de uma mulher que queria apenas dançar no início de sua carreira.

Born This Way foi um mergulho tão profundo de Gaga na vida de seus fãs que conquistar mais seguidores era apenas consequência do que ela estava por fazer. O nome do disco virou nome de uma fundação em prol de pessoas que sofrem bullying, e este disco pode ser considerado o maior inimigo desse problema social que a Arte já promoveu. Born This Way não foi criado pra hitar. Ele foi projetado pra ser um "dedo do meio" à sociedade conservadora e hipócrita, que prefere ser contra à Arte audaciosa que Gaga cria a ser contra problemas realmente preocupantes, como o bullying - e suas consequências, e a partir de então, o álbum passou a ser visto como uma blasfêmia, devido ao seu alto teor religioso misturado com o teor sexual do mesmo.

É quase certo que seu próximo álbum ou seu próximo single tenha algo em a ver com rosas brancas, já que Gaga tem parecido em fotos e nas próprias apresentações da BTW Ball Tour - que por sinal, está sendo sucesso de público -, e tudo indica que uma nova parceria entre Lady Gaga e Elton John seja lançada como uma faixa desse novo material que está por vir. Bem, agora que os little monsters já nasceram e já estão em fase de crescimento, nada melhor do que uma nova era para alimentar essas criaturas tão especiais que Gaga conquista cada dia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário